Exposição sobre Serra da Capivara será aberta em Teresina

Governo do Estado do Piauí - http://www.pi.gov.br/ - 01/07/2017
Público do Piauí será o primeiro a conferir exposição "Seriam os Piauienses da Serra da Capivara os homens mais antigos das Américas?


Aberta em maio, na Embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, a exposição "Seriam os piauienses da Serra da Capivara os homens mais antigos das Américas?" chega a Teresina e será inaugurada neste sábado, (1o), às 18h, para convidados e a partir deste domingo (2), estará aberta ao público, no Teresina Shopping. A mostra com fotografias de André Pessoa fica na capital até o dia 10 de agosto.

Na abertura do evento haverá uma mesa-redonda com arqueólogos e pesquisadores para debater se realmente a Serra da Capivara tem os esqueletos, tem os fósseis humanos mais antigos das Américas. Além de ser um evento cultural, social, ele também vai ter esse viés educacional e científico.

Nas fotografias, André Pessoa retrata as belezas, riquezas e descobertas científicas na Serra da Capivara. Durante 40 dias, o piauiense terá a possibilidade de conhecer mais sobre a origem do homem por meio das pesquisas da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), coordenadas pelas arqueólogas Niède Guidon, Anne-Marie Pessis e Gabriela Martin, que lideram uma equipe multidisciplinar de alto nível em pleno sertão nordestino.

Pessoa explica que a chegada da amostra com imagens peculiares do acervo científico da Fumdham, mas também do mundo fascinante das plantas, animais, paisagens e homens que representam a tradição local é uma realização do Governo do Piauí, através da Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), em parceria com o Instituto Ecológico Caatinga (IEC) e vários apoiadores.

"É uma verdadeira realização documentar as belezas e a importância da riqueza natural e cultural do Piauí destacando o seu Parque Nacional, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. Levar minha contribuição de como esse estado é maravilhoso, rico e merece ser valorizado por todos através desse patrimônio que é dos piauienses e que o mundo todo pode desfrutar é, sem dúvida, transformadora", disse o fotojornalista, acrescentando que o incentivo e participação dos governantes em pautas como essa faz a diferença. Na Alemanha, a exposição ficará aberta ao público até abril de 2018.



http://www.pi.gov.br/materia/cultura/riquezas-do-piaui-circula-a-europa-e-chega-ao-brasil-em-forma-de-exposicao-1764.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.