Reserva do Taim é reconhecida como uma das principais áreas ambientais do mundo

G1 - http://g1.globo.com/ - 02/05/2017
Certificação foi concedida no final de abril e deve permitir prioridade na liberação de recursos para ampliação da área preservada e abertura de centro de visitação.



A principal reserva do Rio Grande do Sul, a Estação Ecológica do Taim, passa a ser uma das principais áreas ambientais do mundo pela Convenção de Ramsar, criada na década de 70 no Irã, e reconhecida legalmente no Brasil em 1996. A certificação foi concedida no último dia 25 de abril, durante encontro em Leticia, na Colômbia.

Ao todo, são 16 pontos reconhecidos no país. A Lagoa do Peixe é outro local do Rio Grande do Sul que consta na lista.

A Estação Ecológica do Taim é um refúgio protegido por lei, onde vivem 30 espécies de mamíferos, além de répteis como jacarés do papo amarelo e aves migratórias.

O acordo tem a participação de 150 países, incluindo o Brasil, e está em vigor desde 1975. Além do Taim, foram reconhecidos ainda dois parques da Amazônia na última atualização: o Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, e o Parque Nacional do Viruá, em Roraima.

"Ele seleciona as áreas mais importantes do mundo, as áreas úmidas, relacionadas aos processos de manutenção do clima, manutenção da qualidade de água e os processos relacionados a fauna, por exemplo, as aves migratórias, as aves locais, o berçário de aves, e de espécies em extinção, por exemplo", explica o chefe da estação Henrique Ilha.

Ele diz que o reconhecimento garante prioridade no repasse de recursos federais, possibilitando a conclusão de projetos em andamento, como a colocação de telas no trecho da BR-471, que passa por dentro da reserva. O objetivo é evitar atropelamentos, que chegam a atingir um animal por dia.

O reconhecimento internacional também ajudará a dar celeridade ao processo de ampliação da área reservada. A Estação Ecológica do Taim foi criada pelo governo federal em julho de 1986. É uma área de 11 mil hectares (cerca de 110 km²) localizada entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. O projeto prevê a aplicação para 33 mil hectares, 330 km².

Outro projeto prevê a criação de um centro de visitação para a reserva, que transformará uma antiga casa de bombas em local para receber turistas.

"A tendência agora, além das pessoas aqui da região, são os estrangeiros que buscam essa áreas. O holofote é sobre o Taim, e nós estamos nos preparando com a formação de guias, que já foi feito no ano passado. E agora vamos fazer o centro de visitantes, nos preparando para receber toda essa demanda e gerar emprego e renda, mais a aproximação com o bem querer para o Taim, que é de todos nós", finaliza o chefe da estação.



http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/reserva-do-taim-e-reconhecida-como-uma-das-principais-areas-ambientais-do-mundo.ghtml
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Anavilhanas
  • UC Taim
  • UC Viruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.