Estação Ecológica do Taim (RS) será ampliada

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br/ - 22/03/2017
Estação é agora um sítio Ramsar, o que garante ao Brasil a obtenção de apoio internacional para o desenvolvimento de pesquisas e preservação


A Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, será ampliada e passará a ter 32 mil hectares, informa o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A Estação Ecológica do Taim, localizada no extremo sul do Brasil, foi criada em junho de 1979. A finalidade é a preservação de um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. Na região, são encontradas flora e fauna nativas abundantes.

"A estação é um dos três novos sítios Ramsar brasileiros", afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. A designação Ramsar garante ao Brasil a obtenção de apoio internacional para o desenvolvimento de pesquisas, o acesso a fundos internacionais para o financiamento de projetos e a criação de um cenário favorável à cooperação internacional.

A Convenção de Ramsar é um tratado intergovernamental criado para proteção de áreas úmidas, de modo a promover sua conservação e uso sustentável, bem como o bem-estar das populações humanas que delas dependem. Zonas úmidas são áreas de pântano, charco, turfa ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada.

Seminário

Nesta quarta-feira (22), ao lado do presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, Alessandro Molon, e da representante da organização não governamental SOS Mata Atlântica Malu Ribeiro, o ministro abriu a programação do segundo dia de trabalho do Seminário Águas do Brasil. O evento acontece no auditório Ipê Amarelo, na sede do ministério.

Sarney Filho destacou outras ações do MMA na gestão dos recursos hídricos, como o Programa Água Doce, uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, que por meio da implantação de sistemas de dessalinização atende populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

O ministro falou também sobre as ações do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) e o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), chamado de Novo Chico.

Para ele, o Dia Mundial da Água suscita reflexão e debate sobre a crise hídrica que assola algumas regiões do País. "Estamos celebrando os vinte anos da Lei das Águas e preparando, com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Governo do Distrito Federal, o 8o Fórum Mundial das Águas, que acontece em Brasília, em 2018", disse.

Estudo

A representante da SOS Mata Atlântica Malu Ribeiro apresentou o panorama sobre a qualidade da água de 240 pontos de coleta distribuídos em 184 rios, córregos e lagos de bacias hidrográficas do bioma, realizado entre março de 2016 e fevereiro de 2017.

De acordo com os dados, apenas 2,5% dos locais avaliados possuem qualidade boa, enquanto 70% estão em situação regular e 27,5% com qualidade ruim ou péssima. Isso significa que 66 pontos monitorados estão impróprios para o abastecimento humano, lazer, pesca, produção de alimentos, além de não terem condições de abrigar vida aquática. Nenhum dos pontos analisados foi avaliado como ótimo.

O levantamento foi realizado em 73 municípios de 11 estados da Mata Atlântica, além do Distrito Federal, por meio de coletas e análises mensais de água realizadas por 194 grupos de voluntários.



http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2017/03/estacao-ecologica-do-taim-rs-sera-ampliada
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.