Promoção do Parque nas Olimpíadas reforça pedido de ajuda, diz Fumdham

Cidade Verde - http://cidadeverde.com/ - 19/08/2016
O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, ainda agoniza a espera de recursos e pode ganhar um reforço com a Olimpíada do Rio de Janeiro. Isso porque a homenagem que o evento esportivo fará ao patrimônio cultural da humanidade pode ajudar a pressionar politicamente a chegada de verbas para a sua sustentação no encontro que acontece na próxima terça-feira (23) entre o governador Wellington Dias e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

A responsável pela gestão dos convênios e recursos da Fumdham -Fundação Museu do Homem Americano-, Rosa Trakalo relata que as expectativas são boas por enquanto, já que há um clima de agitação em torno da chegada de novos recursos para o Parque. "Há muito interesse sobre o parque, interesse político inclusive. É um parque conhecido internacionalmente e inclusive vai ser homenageado nas Olimpíadas. Não acredito que vão deixar o parque ser esquecido. Existe vontade política e quando se tem isso acontecem as coisas boas", destaca.

Segundo a gestora, ao ser "promovido" com a homenagem nas Olimpíadas, certamente as pessoas vão querer conhecer por "ser um patrimônio tão rico", o que deve ajudar os argumentos do governador Wellington Dias, que vai à Brasília se reunir com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. O encontro é para buscar uma solução financeira para o Parque Nacional Serra da Capivara. Em entrevista ao cidadeverde.com, o chefe do executivo estadual adiantou que vai propor uma gestão tripla para o Parque.

"Vou apresentar ao ministro do meio ambiente uma proposta para a gestão tripartite do parque. Ou seja, a gestão ter participação do governo federal através do ICMBio , a participação do estado, através da secretaria do meio ambiente e a participação da Fundham. Eu creio que essa parceria tripartite que vai dar qualidade à gestão do parque e o Estado, inclusive, se dispõe a trabalhar no convênio uma participação financeira".

O Governo do Estado lançou ainda uma medida emergencial com convênio no qual serão pagos R$734 mil divididos mensamente, além de um repasse de R$ 100 mil para as despesas urgentes do Parque e para que ele possa se manter até setembro.

Para Rosa Trakalo, a "solução emergencial" ameniza, mas não tira o parque do vermelho. "Sentimos a boa vontade de ajudar. Temos esse convênio, não são os valores necessários, mas ajudam. O que temos ali é um problema cíclico de um grande patrimônio da humanidade e com uma enorme possibilidade de crescimento", acrescenta.



http://cidadeverde.com/saoraimundononato/78724/promocao-do-parque-nas-olimpiadas-reforca-pedido-de-ajuda-diz-fumdham
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.