Focos de incêndio mobilizam brigadistas do ICMBio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/08/2016
Nesta sexta (12), eles atuavam no interior de sete UCs e tentavam evitar que fogo, surgido na parte de fora, atingisse o parque da Chapada dos Veadeiros. Na Canastra e em Itatiaia, situação estava totalmente controlada


A Coordenação de Emergências Ambientais (Coem), da Coordenação Geral de Proteção (CGPro), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de divulgar nota informativa sobre a situação de incêndios florestais nesta sexta-feira (12) em todo o País.

Segundo a nota, havia registros de pequenos focos no interior de sete unidades de conservação (UCs). Na Chapada dos Veadeiros (GO), incêndio numa reserva particular do patrimônio natural (RPPN) ameaçava entrar no parque nacional. Já os incêndios de maior porte, que atingiram esta semana os parques nacionais da Serra da Canastra (MG) e Itatiaia (RJ), estavam totalmente controlados.

Na Chapada da Diamantina (BA), o fogo ocorria na região entre o vale do Pati e Andaraí. Além dos 42 brigadistas do parque, voluntários ajudavam no combate às chamas. Outros esquadrões dirigiam-se para o local. No Parque Nacional do Araguaia (TO), havia três focos de incêndio distribuídos ao longo da unidade. O combate era feito por 18 brigadistas.

Ainda segundo a nota, havia registro de focos de incêndio no interior das florestas nacionais do Jamanxim e de Altamira, no Parque Nacional da Serra do Pardo e na Estação Ecológica Terra do Meio, todos no Pará, além do Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaiba (PI), que dispõe de 24 brigadistas contratados.

Na Chapada dos Veadeiros, os 36 brigadistas do parque atuavam, junto com um esquadrão do Prevfogo de Cavalcante (GO), para evitar que as chamas surgidas na RPPN Cara Preta, que fica perto do parque, entrassem na unidade de conservação do ICMBio.

Enquanto isso, no Parque Nacional de Itatiaia (RJ), mesmo com o incêndio controlado desde terça-feira (9), a equipe da unidade permanecia em regime de vigilância. Até o fim da tarde, satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) não haviam detectados novos focos. Além dos 30 brigadistas contratados pelo parque, 12 outros da APA Serra da Mantiqueira (SP) davam apoio nas ações de monitoramento.

Por fim, de acordo com o informe da Coem, os incêndios que atingiram o Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) estavam todos extintos na tarde desta sexta-feira. A confirmação foi feita após sobrevoo de helicóptero realizado pela manhã.

Por precaução, a equipe que atuou no combate às chamas - brigadistas do ICMBio, bombeiros militares e voluntários - só será desmobilizada amanhã (sábado, 13). A coordenação das ações de monitoramento e vigilância, que estavam com a Coem, passaram nesta sexta a ser realizadas pela chefia da unidade.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8081-focos-de-incendio-mobilizam-brigadistas-do-icmbio
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Araguaia
  • UC Chapada Diamantina
  • UC Itatiaia
  • UC Serra da Canastra
  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.