Unidades de conservação têm plano de combate a incêndios

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br/ - 12/08/2016
Brigadistas contratados pelo Instituto Chico Mendes serão distribuídos no Parque Nacional do Cipó em Minas Gerais


Para prevenir incêndios florestais que ameaçam unidades de conservação (UCs) neste período de seca, a gestão do Parque Nacional do Cipó e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, em Minas Gerais, terminaram todas as ações do planejamento deste ano.

Ações

Os 36 brigadistas contratados pelo parque foram divididos em três grupos e cada um deles ficará responsável por um setor - um para a Serra do Cipó, um para a Serra dos Alves e outro para Altamira. As ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF) foram concluídas no início deste mês, com cinco intervenções com o uso do fogo, em áreas estratégicas do parque para se prevenir da ameaça de grandes incêndios.

Faixas de proteção (aceiros) foram abertas em torno de matas ciliares na Vargem do Retiro e próximo à Cachoeira da Farofa. Outros aceiros foram feitos para proteger a área de concentração das canelas-de-emas gigantes, situada na região do Alto Palácio, bem como para proteger as edificações administrativas do parque.



http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2016/08/unidades-de-conservacao-tem-plano-de-combate-a-incendios
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.