Salinópolis, Maracanã e Juruti debatem criação de Unidades de Conservação

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 13/11/2014
Os municípios de Maracanã e Salinópolis (na região nordeste), e Juruti (no oeste) sediam, neste mês, consultas públicas sobre a criação de Unidades de Conservação (UC). A realização é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a convocação das consultas é uma exigência legal. Assegurar às populações locais, do entorno e do interior da área a ser criada, a participação nas discussões sobre os projetos das Unidades é o objetivo central das reuniões.

A primeira consulta será realizada na próxima terça-feira (18), no município de Maracanã, na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal -Maiandeua, de 256.4 hectares. No local será debatida a criação da UC Monumento Natural Dunas de Algodoal. A proteção integral da fauna e da flora nativa da APA é o principal trabalho a ser desenvolvido na Unidade de Conservação.

No dia 21, em Salinópolis, será apresentada a proposta de criação da Unidade de Conservação da Natureza Monumento Natural Atalaia, que visa preservar os sítios naturais raros, proteger parte do litoral de extensão urbana e garantir a manutenção das espécies de flora e fauna, em área com extensão de 256.10 hectares.

Em Juruti, o debate da proposta de criação da UC Lago Mole será no dia 27. O objetivo é a preservação dos peixes, quelônios e répteis que usam o local para reprodução. A parte hídrica, importante para essas espécies, ocupa aproximadamente 43% do total da área de 262.12 hectares, e atinge a profundidade média de 10 metros em período de estiagem.



http://portalamazonia.com/detalhe/noticia/salinopolis-maracana-e-juruti-debatem-criacao-de-unidades-de-conservacao/?cHash=c6a00186b7e12fe7188d818b6cede0c0
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Algodoal-Maiandeua
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.