Sema trabalha para recuperação de Manguezais na APA Algodoal-Maiandeua

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 09/08/2013
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou, este mês, a ação que planeja a recuperação de manguezais na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua. O trabalho, fruto de parceria da Sema com a Gerência da APA Algodoal-Maiandeua, tem o objetivo de produzir mudas e fazer o plantio em áreas desmatadas. A ação faz parte do projeto "Proteção à Biodiversidade Aquática" e envolve, inicialmente, a Comunidade do Camambá, na Vila de Algodoal.

Os moradores da área participaram recentemente de uma reunião convocada pela Gerência de Proteção à Flora (Gpflora), com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância do projeto. Além disso, foram realizadas vistorias para identificar os melhores locais de captação de sementes e as áreas degradadas onde o replantio será realizado.

A construção do primeiro viveiro será iniciada no final de agosto, e uma das áreas destinadas para o reflorestamento é a do Bar Raízes do Mangue, que foi construído com madeira de mangue e ocasionou um extenso desmatamento. A ideia é estender a ação para as comunidades de Fortalezinha, Camboinha e Mocooca, a partir de janeiro de 2014.

A Recuperação de Manguezais na APA Algodoal-Maiandeua conta com a colaboração dos pesquisadores Marcus Fernandes e Erneida Araújo, do Laboratório de Manguezais (Lama) da Universidade Federal do Pará (Campus Bragança), pioneiros no assunto e em atuação na Península Bragantina há seis anos.

A visita técnica realizada pela equipe da Sema, as análises dos pesquisadores na Ilha de Algodoal e as instalações do projeto desenvolvido pela UFPA na Reserva Extrativista (Resex) da Marinha de Caeté-Taperaçu (Bragança/PA) foram essenciais para a elaboração do projeto de recuperação pelos excelentes resultados obtidos.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=132151
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Algodoal-Maiandeua
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.