Resex Baixo Rio Branco-Jauaperi: dez anos sem respostas

WWF Brasil - http://www.wwf.org.br - 04/07/2011
No dia 4 de julho de 2011, completam-se dez anos desde que algumas comunidades ribeirinhas, moradoras da região de fronteira entre o Amazonas e Roraima, solicitaram a criação da Reserva Extrativista (Resex) Baixo Rio Branco-Jauaperi ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

À época, os comunitários queriam preservar a área, ameaçada principalmente pela pesca ilegal. O pedido de criação da unidade de conservação, no entanto, encontra-se nas gavetas dos órgãos federais em Brasília desde 2006 e até hoje aquelas comunidades tradicionais esperam uma resposta.

Porque é importante lutar pela Reserva Extrativista?
A área onde a resex será criada registra grande diversidade de plantas, peixes e animais. Açaí, andiroba, buriti, castanha-do-Brasil e taperebá são muito comuns, assim como o cipó e a massaranduba. Estudos indicam a presença de ao menos 42 espécies de mamíferos na região. Dez delas constam na lista oficial de mamíferos ameaçados de extinção no Brasil. Animais típicos daquelas redondezas são a onça-parda, jaguatirica, tamanduá, peixe-boi e quelônios como o tracajá, irapuca e a tartaruga-da-Amazônia. Os peixes mais recorrentes são o jaraqui, pacu, acari, bodó-pintado, tucunaré, barbado e piranha.




http://www.wwf.org.br/informacoes/especiais/resex_baixo_rio_branco_jauaperi/
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Baixo Rio Branco-Jauaperi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.