Mais empregos com o agroturismo

Correio do Brasil - http://correiodobrasil.com.br - 15/06/2011
Apresentei na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 1435, de 2011, que visa incentivar uma atividade econômica de grande importância para o desenvolvimento do Brasil: o agroturismo.

Sabemos que o turismo é um dos setores com maior capacidade de gerar emprego e renda. E, num país como o nosso, com tamanha diversidade cultural e artística e com tantas riquezas naturais, é imperioso adotar políticas públicas que melhorem a infraestrutura turística em todas as regiões brasileiras.

O agroturismo é uma das vertentes mais modernas e inovadoras do turismo. Em vários países do mundo, essa atividade é amplamente incentivada justamente pelo seu alto valor de gerar emprego e renda, sobretudo para os pequenos empreendedores.

O turismo rural valoriza as atividades agropecuárias e o patrimônio cultural e natural do campo, com reflexos positivos para o produtor rural, para a comunidade, para os habitantes das cidades e para a natureza.

Quando devidamente planejado e orientado, o agroturismo permite a diversificação da renda, a geração de empregos, a preservação do patrimônio cultural e natural, o desenvolvimento do espírito de parcerias, a melhoria da formação educacional do homem do campo e a melhoria da qualidade de vida local.

O ecoturismo, por exemplo, é um dos segmentos mais fortes da indústria turística atual. Sua expansão reflete a valorização do conceito de desenvolvimento sustentável, que valoriza o crescimento econômico sem a destruição do patrimônio natural, cultural e étnico.

No estado do Piauí, temos um imenso campo para se avançar no que diz respeito ao agroturismo.
Felizmente, fomos dotados de uma natureza exuberante que, aliada às manifestações artísticas e culturais do nosso povo, formam um belo patrimônio a ser contemplado, visitado e preservado por turistas de todo o mundo.

Entre as maravilhas do Piauí, estão a Serra da Capivara, Sete Cidades e o Delta do Parnaíba, lugares deslumbrantes que precisam de mais estrutura e mais incentivo para que o turismo se desenvolva plenamente, trazendo mais oportunidades para todos na região.

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado para preservar uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Fundado e mantido com o extraordinário trabalho da arqueóloga Niède Guidon, o Parque da Serra da Capivara é um belíssimo exemplo da importância de aliar o equilíbrio ecológico com a preservação cultural.

O Parque Nacional de Sete Cidades é outro orgulho do povo piauiense, com suas formações rochosas diversas, aqui encontramos um verdadeiro mundo em pedras, que proporciona ao turista deliciosos banhos em riachos, piscinas naturais e uma linda cachoeira.

Não poderia deixar de ressaltar aqui a exuberância do Delta do Parnaíba, outro presente da natureza para o Piauí. Sua paisagem deslumbrante cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais garante o cenário paradisíaco dessa região do nosso estado e do Maranhão.

Não podemos desperdiçar o imenso potencial turístico do nosso país. Não basta ter uma natureza esplêndida. É de fundamental importância que o Brasil saiba aproveitar essas riquezas de uma forma sustentável, responsável e capaz de proporcionar o desenvolvimento das comunidades locais.

Por isso, considero oportuno e conveniente o incentivo ao agroturismo no Brasil. O Projeto de Lei 1435, de 2011, de minha iniciativa, assegura às empresas que investirem nessa área o mesmo regime tributário, trabalhista e previdenciário que se aplica às companhias agropecuárias tradicionais, resguardando o direito de opção, quando possível, pelo Regime do Simples Nacional, que engloba as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Com tais incentivos, tenho certeza de que vamos, num curto espaço de tempo, abrir mais e melhores possibilidades de emprego e renda para o nosso povo, ajudando a alavancar um modelo de desenvolvimento muito mais justo e equilibrado para o Brasil.



http://correiodobrasil.com.br/mais-empregos-com-o-agroturismo/254478/
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Delta do Parnaíba (Federal)
  • UC Serra da Capivara
  • UC Sete Cidades
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.