WWF pede a Temer que vete MPs que reduzem limites de florestas

Valor Econômico - http://www.valor.com.br/politica - 30/05/2017
WWF pede a Temer que vete MPs que reduzem limites de florestas

Bruno Peres

BRASÍLIA - O WWF-Brasil informou na manhã desta terça-feira (30) ter enviado carta ao presidente Michel Temer pedindo veto integral às medidas provisórias 756/16 e 758/16, relacionadas, respectivamente à alteração de limites da Floresta Nacional de Jamanxim e do Parque Nacional de Jamanxim, no oeste do Pará.
O próprio Ministério do Ambiente também se manifestou de público na ultima semana contrariamente aos termos finais com que as propostas foram aprovadas pelo Senado, recomendando o veto à Presidência da República.
O Palácio do Planalto ainda não recebeu a proposta aprovada pelo Legislativo, segundo registros oficiais.
O WWF-Brasil afirma que se essas medidas forem aprovadas, haverá redução total de quase 600 mil hectares de florestas protegidas, que pertencem a Unidades de Conservação. A perda, conforme destaca a entidade, refere-se a uma área equivalente a quatro vezes o município de São Paulo, ou o território do Distrito Federal.
"Temos orgulho em dizer que a mais ambiciosa iniciativa de conservação de florestas tropicais da história da humanidade é brasileira. O programa ARPA, sigla de "Áreas Protegidas da Amazônia", foi criado com o protagonismo e a liderança do governo brasileiro", diz trecho do documento. "A redução de áreas protegidas na Amazônia pode colocar o ARPA em risco e abalar a confiança internacional na capacidade do Brasil de proteger suas florestas", segue o texto.
O WWF-Brasil afirma ainda acreditar que a aprovação das MPs 756 e 758 prejudica a aplicação de políticas nacionais estratégicas, como o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAM) e o alcance dos compromissos globais dos quais o Brasil é signatário. "Este tipo de ação vai tornar muito mais difícil a árdua tarefa brasileira de cumprir com seus compromissos internacionais, em especial na área de clima e em biodiversidade", conclui a entidade.

http://www.valor.com.br/politica/4985958/wwf-pede-temer-que-vete-mps-que-reduzem-limites-de-florestas#
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Jamanxim
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.