Vídeo: "me tiraram tudo, mas não me tiraram a esperança", diz líder extrativista

Amazônia.org.br - http://www.amazonia.org.br - 17/11/2008
Gravação feita pela organização WWF mostra relato de defensor da criação da Resex do Baixo Rio Branco teve sua casa incendiada

"Ter onde se agasalhar, ter onde morar, ter a sua casinha, sair para uma viagem e quando chegar não ter nada, com a casa queimada, sem poder fazer nada!", assim relata o presidente da Associação dos Agroextrativistas do Baixo Rio Branco-Jauaperi Francisco Caetano, que teve sua casa incendiada no dia 25 de agosto.

Apesar de sobrar apenas algumas madeiras queimadas, o líder extrativista afirma que não vai desistir de sua luta, porque lhe tiraram a casa, mas não a esperança.

No dia 5 de setembro, o Amazônia.org.br publicou uma matéria sobre o incidente. Nela, Marina Antogiovani da Fonseca, do Instituto Socioambiental (ISA) de Manaus, que acompanha o caso de criação das reservas extrativistas, relatou que a Resex Baixo Rio Branco-Jauaperi está pronta para ser criada, pois já passou por todos os procedimentos. Mas enquanto não sai do papel, a realidade continua complicada. "A situação lá está muito tensa, com muitas ameaças aos que defendem a criação da Resex", diz.

No dia do episódio, Caetano teria recebido uma ligação anônima em Manaus, anunciando que sua casa estava pegando fogo. Após o atentado, ele recebeu outra ligação, pela qual escutou som de tiros. Segundo testemunhas, a casa foi totalmente consumida pelo fogo. No momento do incêndio, ninguém se encontrava na casa.

Assista o vídeo no site: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=292033
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Baixo Rio Branco-Jauaperi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.