Unidade de preservação ambiental é criada em Mâncio Lima

Agência de Notícias do Acre - 14/11/2007
Por meio de uma Consulta Pública, realizada nesta terça feira em Mâncio Lima, foi criada a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico Estadual do Acre (ARIE). A Unidade de Conservação Ambiental Estadual Japiim - Pentecoste tem cerca de 25 mil hectares que abrigam grande biodiversidade. No local há uma expressiva concentração de palmeiras da Amazônia, macacos, peixes e orquídeas até então desconhecidas da flora brasileira.

De acordo com a coordenadora de Áreas Protegidas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Aparecida Lopes, os próximos passos são a criação do Conselho Gestor e do Plano de Manejo, que definem a forma de utilização dos recursos naturais do local. O secretário de Meio Ambiente, Eufran Moraes, afirma que nenhum morador será retirado do local. "Ao contrário, eles agora têm suas terras regularizadas", relata. Turismo e pesquisa também podem ser desenvolvidos na ARIE Japiim - Pentecoste.

Nem todas as lideranças eram favoráveis à criação da nova unidade de conservação proposta pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mâncio Lima, Som Maia, lembrou que o Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Divisor, criado há 17 anos, nunca foi executado da forma prometida. Ele teme que o fato possa se repetir na ARIE, o que prejudicaria os moradores.

Lideranças da comunidade argumentaram a favor da nova unidade, como o presidente da Colônia de Pescadores, França Vieira, que acredita que a unidade de conservação será garantia de preservação do pescado na área. O líder dos índios Poyanawa, José Luis, também é a favor da preservação, lembrando que a área passará a ter fiscalização. Mesmo pensamento do prefeito de Mâncio Lima, Luis Helossmam, que afirma que o município será parceiro do governo do Estado, na gestão da ARIE Japiim - Pentecoste.
UC:ARIE

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Divisor
  • UC Japiim-Pentecoste
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.