Reserva Biológica do Rio Trombetas inicia a coleta de castanha

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/01/2014
A coleta de castanha-do-pará (Bertholletia excelsa) no Vale do rio Trombetas é tradicionalmente realizada desde o século XIX, quando escravos africanos provenientes de antigos engenhos de cana-de-açúcar de Óbidos, Alenquer e Santarém estiveram refugiados na região em busca de proteção e abrigo.

Com a criação da Reserva Biológica do Rio Trombetas em 1979, a coleta foi proibida, gerando vários conflitos. "A dependência econômica das populações locais pelo recurso é muito grande, o que gerou a necessidade de regular a atividade. Desta forma, em 2011, o presidente do ICMBio celebrou com as representações comunitárias quilombolas um Termo de Compromisso estabelecendo as regras para coleta e comercialização do produto", explica José Risonei, chefe da reserva biológica.

Assim, todo dia 15 de janeiro, quando inicia a temporada de coleta, para entrar na reserva os castanheiros cadastrados precisam retirar o documento de controle. Os castanheiros não cadastrados precisam apresentar uma declaração de coletor tradicional, atestada por duas testemunhas e aderir ao Termo de Compromisso.

Toda a coleta é monitorada por meio dos documentos, que são conferidos pelos fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em uma das três bases de campo que a unidade de conservação (UC) mantém no acesso dos castanhais.

A solução definitiva para o conflito ainda é incerta, mas as comunidades quilombolas pleiteiam a demarcação de um território tradicional quilombola, que poderá desafetar até 40% da reserva biológica, que também contribui para conservação de várias espécies de peixes de água doce, entre outros atributos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4613-reserva-biologica-do-rio-trombetas-inicia-a-temporada-de-coleta-de-castanha.html
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Rio Trombetas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.