The news published here are searched daily in different sources and transcribed here as shown in the original location. The Instituto Socioambiental does not take any responsibility for errors or opinions published in those texts.

Governo do Estado do Piaui - http://www.piaui.pi.gov.br/
24/08/2016
Parque Nacional da Serra da Capivara recebera R$ 900 mil

Acordo foi realizado em reunião do governador Wellington Dias junto ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília.

Cumprindo agenda administrativa em Brasília, nesta terça-feira (23), o governador Wellington Dias se reuniu, juntamente com a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. O encontro firma uma parceria entre Governo do Estado e União para gerenciar e financiar as atividades do Parque Nacional da Serra da Capivara. Até o final do ano, cerca de R$ 900 mil serão aplicados de maneira emergencial.

Berço do homem americano e lar de alguns dos mais importantes registros do homem pré-histórico, o parque da Serra da Capivara receberá um pacote de medidas emergenciais para a sua manutenção. O Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizará aplicação dos recursos necessários, para que, através de um convênio entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) as atividades do parque sejam restabelecidas.

"Ficamos acertados de que haverá uma gestão do Ministério, através do ICMBio e do Iphan, e do Estado, além da Fundham, o que vai permitir termos as condições para a criação de um fundo que garantirá a segurança permanente para a gestão e funcionamento do parque. Podendo haver a captação de recursos de outras fontes", destaca Wellington Dias.

A previsão para aplicação deste aporte financeiro é imediata. O objetivo é trabalhar o planejamento emergencial a partir deste mês, em uma perspectiva de que uma solução definitiva seja efetivada até o final do ano. "Há um Plano emergencial, a partir de agora, e um plano permanente, menos burocrático, no repasse dos valores. Até o fim do ano 900 mil para despesas por meio de parceria estado e união", conclui Dias.

http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/27196