Parque da Capivara é um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil

G1 - http://g1.globo.com/ - 24/11/2017
Parque da Capivara é um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil
Novas descobertas feitas nas grandes muralhas da região ajudam a reescrever a história da chegada dos nossos antepassados.


Vídeo da matéria completa

Seguimos descobrindo o Nordeste desconhecido. Testemunhas de um passado remoto, os paredões têm muitos segredos a serem revelados! O Parque Nacional do Sul Piauí é orgulho do povo brasileiro e patrimônio cultural da humanidade. A pedra furada é um símbolo do Parque da Capivara. As grandes muralhas guardam o maior tesouro arqueológico do nosso continente.

Andar por ali é viajar no tempo. A interminável odisseia humana está nessas rochas. Foi escrita pelos nossos ancestrais da pré-história. "Cada vez que se vai num novo lugar, se descobrem novos sítios. Hoje nós temos mais de 815 sítios com pinturas e gravuras", conta a arqueóloga Niede Guidon.

O Globo Repórter começa a explorar o parque e de repente chega a uma paisagem de tirar o fôlego: um desfiladeiro com fendas de até 90 metros de profundidade. A equipe desce uma escada para ver um sítio arqueológico que foi descoberto no local. As pinturas rupestres do Baixão das Andorinhas foram descobertas por acaso. Durante a gravação do Globo Repórter em 2012 os pesquisadores desciam no rapel, quando viram no meio do paredão as inscrições. A área foi isolada e está em fase de estudos.

No Parque da Capivara é assim: as aventuras abrem caminho para a ciência. A equipe acompanha uma expedição e depois de duas horas de caminhada, o esforço é recompensado: um painel de pinturas rupestres valiosíssimo. Ao longo de um paredão de cem metros, são encontradas figuras perfeitas, que foram pintadas entre seis e 12 mil anos. Encontramos inscrições perfeitas também embaixo do penhasco.

"Essas pinturas são extremamente importantes porque elas estão associadas. Então as pinturas combinadas, formando emblemas e que aparecem em diferentes sítios intencionalmente comprovam que as pinturas da região da Serra da Capivara fazem parte do sistema de comunicação da pré-história", explica a arqueóloga Gisele Dautrine Felice.

As novas descobertas na Serra da Capivara nos ajudam a reescrever a história da chegada dos nossos antepassados ao continente Americano. Até pouco tempo, se acreditava que os grupos humanos tinham chegado na América há no máximo 25 mil anos. "A gente tem sítios que demonstram que os homens já estavam na região há 50 mil anos atrás, e essa datação ainda pode chegar até cem mil anos atrás", explica Gisele.

Ainda existem muitas perguntas sobre os antigos moradores da Serra da Capivara. Enigmas que deixam a região ainda mais encantadora.



http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/11/parque-da-capivara-e-um-dos-maiores-sitios-arqueologicos-do-brasil.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.