Operação combate ilícitos ambientais no Amazonas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 31/08/2015
Ação reuniu agentes de três UC, Ibama e PM


Oito autos de infração, totalizando R$ 19 mil em multas, e a apreensão de um barco, um motor, carne de caça, 361 quelônios (animais com casco), sendo 360 tracajás (Podocnemis unifilis) e um irapuca ( Podocnemis erythrocephala).

Esse foi o saldo da operação de fiscalização, concluída na semana passada, pelas unidades de conservação (UC) pertencentes ao Núcleo de Gestão Integrada de Novo Airão (Parque Nacional de Anavilhanas, Parque Nacional do Jaú e Reserva Extrativista do Rio Unini), no Amazonas.

A operação, que ocorreu entre os dias 11 e 22 de agosto, foi realizada em conjunto com o Ibama e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas.

Os quelônios apreendidos foram capturados no rio Jaú, no interior do parque e seriam vendidos a receptadores em Novo Airão. Três "tartarugueiros", como são conhecidos os traficantes de quelônios, foram detidos e conduzidos à Polícia Federal, em Manaus (AM).

Segundo Henrique Salazar, do Parque Nacional de Anavilhanas, a operação conseguiu inibir, ainda que temporariamente, ilícitos ambientais comuns na região do baixo Rio Negro, tendo sido considerada exitosa pela equipe.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6966-operacao-combate-ilicitos-ambientais-no-amazonas.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Jaú
  • UC Anavilhanas
  • UC Rio Unini
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.