Operação combate caça em corredor ecológico no Piauí

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 25/07/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de promover a operação Transitum, no Corredor Ecológico Capivara-Confusões, no Piauí. A iniciativa buscou combater crimes contra a fauna e a flora na área que interliga os Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões.

A equipe de fiscalização, coordenada pelo analista ambiental lotado na Floresta Nacional de Ipanema (SP), Marcelo Afonso, foi composta também pelos fiscais do ICMBio Honório Miguel Arrais (Estação Ecológica Aiuaba) e Carlos Leal Filho (Floresta Nacional do Araripe), além de dois policiais militares do 11o Batalhão de São Raimundo Nonato (PI).

Durante a operação, realizada entre os dias 12 e 20, foram apreendidos quatro tatus-verdadeiros, dois caititus, uma cotia, dois tatus-bola vivos, um couro de veado, duas espingardas cartucheiras (calibres 32 e 36), nove espingardas caseiras e diversas armadilhas para captura de animais silvestres (seis jequis, duas aratracas e doze espingardinhas), além de 13 aves de diferentes espécies.

Foram identificados ainda problemas como a ocupação irregular de uma área recentemente incorporada na ampliação do Parque Nacional Serra das Confusões com retirada de árvores, instalação de infraestruturas como, por exemplo, poço, curral e criação de gado.

Além das autuações e apreensões, foi descoberto alguns acampamentos em que os caçadores ainda não tinham abatido nenhum animal. Houve também a inibição da venda da caça em bares e restaurantes do Corredor Ecológico.

O ICMBio tem atuado fortemente no município de Tamboril do Piauí, onde há um grande número de pessoas que caçam e retiram madeira da zona de amortecimento e interior do Parna Serra das Confusões.

Paralelamente às ações repressivas, são feitas atividades de sensibilização ambiental com os moradores de localidades isoladas, que ainda mantêm hábitos de caçar e comer carne de animais silvestres.

Corredor Ecológico Capivara-Confusões

A Portaria do Ministério do Meio Ambiente no 76, de 11 de março de 2005, criou um Mosaico de unidades de conservação no Piauí que abrange os Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões e um Corredor Ecológico conectando os dois parques. A área total do Corredor Ecológico é de 414 mil hectares, incluindo os municípios de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Tamboril do Piauí, Brejo do Piauí, São Braz, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol e Guaribas.

O Parque Nacional Serra da Capivara possui uma área de 129 mil hectares e o Parque Nacional Serra das Confusões, que possuía 502 mil hectares até 2010, foi ampliado para 820 mil hectares, conforme Decreto de 30 de dezembro de 2010. Ao todo são 1.363.000 hectares formando um mosaico de unidades de conservação onde ocorre a presença de atividades de caça, desmatamento e produção ilegal de carvão.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3157-operacao-combate-caca-em-corredor-ecologico-no-piaui.html
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  • UC Serra da Capivara
  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.