The news published here are searched daily in different sources and transcribed here as shown in the original location. The Instituto Socioambiental does not take any responsibility for errors or opinions published in those texts.

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
16/01/2017
Governo costura nova gestao compartilhada na Serra da Capivara

A gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje dividida entre o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), ganhará apoio do Governo do Piauí, BNDES e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é dar um alento financeiro na gestão do parque, que sofre com falta de recursos materiais e humanos. A área protegida abriga a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e quase foi fechada para visitação no ano passado.

A demanda por mais verba para o Parque Nacional da Serra da Capivara é antiga. No auge, a Unidade já contou com 250 funcionários alocados no local, mas a situação foi piorando ao longo dos anos, chegando ao limite em 2016, quando sobraram apenas 36 terceirizados com salários atrasados. A arqueóloga Niéde Guidon, cuja fundação cuida da área de visitação do parque, ameaçou deixar o país após cancelamento de repasse de verba a Fundação. Após uma remessa emergencial, o Ministério do Meio Ambiente vem costurando, desde então, um novo desenho de gestão compartilhada, dessa vez incluindo o Iphan, o BNDES e o governo do estado do Piauí.

Ainda não há definição das atribuições de cada órgão na gestão da Serra da Capivara, mas a princípio os apoiadores viabilizarão recursos extra, mas quem ficará a cargo da gestão ainda será o ICMBio e a Fundham. Um novo documento será acordado ainda entre os órgãos, que se reunirão em São Raimundo Nonato (PI) entre os dias 23 e 28 desse mês.

"Até o final do mês, representantes de todas as entidades envolvidas vão se reunir para fazer esse planejamento e definição de ações e objetivos para a gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara (...) tudo vai depender do andamento desse encontro", confirma, em nota, a assessoria de imprensa do Iphan.

http://www.oeco.org.br/noticias/governo-costura-nova-gestao-compartilhad...