Fantástico corredor ecológico no Parque Estadual da Pedra Selada

Meio Ambiente Rio - http://meioambienterio.com - 01/09/2015
Criado pelo Decreto Estadual no 43.640, de 15 de junho 2012, com área total aproximada de 8.036 hectares, em parte dos municípios de Resende e Itatiaia.

Primeira e ainda única unidade de conservação de proteção integral estadual presente na Serra da Mantiqueira, forma importante corredor ecológico com o Parque Nacional do Itatiaia e com outras UCs públicas e privadas próximas, protegendo as nascentes de rios contribuintes de algumas das principais bacias hidrográficas da Região Sudeste - Paraná e Paraíba do Sul -, contribuindo para a preservação das cadeias de montanha em que está situado o extraordinário monumento geológico representado pelo grupo de picos que compõem a Pedra Selada.

Tem o objetivo de preservar as populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias, raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas como a floresta atlântica, os remanescentes de bosques de araucária e os campos de altitude.

Ao proporcionar oportunidades de visitação dentro de seus limites, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, o parque cumpre seu papel de estímulo ao desenvolvimento do turismo em bases sustentáveis, contribui para o desenvolvimento regional, abrindo oportunidades para pequenos e médios empreendimentos, gerando empregos e renda na atividade turística nas zonas rurais fluminenses.

Endereço (Provisório): Av. Presidente Wenceslau Braz, 200, Vila de Visconde de Mauá - Resende - RJ
Telefone: (24) 3387-2318
Horário de visitação: 8 às 17h

Adote a Conduta Consciente
Informe-se sobre normas e regulamentos dos locais que vai visitar.
Caminhe somente pelas trilhas; atalhos são perigosos e degradam o ambiente.
Deixe cada coisa em seu lugar; não risque pedras ou troncos de árvores.
Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies.
Não faça fogueiras.
Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta.
Leve materiais de primeiros socorros.
Informe às autoridades em caso de acidente.

Ao ar livre
Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques.
E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Saiba mais.
É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais!



http://meioambienterio.com/2015/09/8510/fantastico-corredor-ecologico-no-parque-estadual-da-pedra-selada.html
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.