Economia Verde no Tocantins é foco de acordo com a CI-Brasil

O Girassol - http://www.ogirassol.com.br - 02/05/2011
O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezede, receberá na manhã desta terça-feira, 3, a comitiva da Conservation International do Brasil (CI-Brasil) para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica que visa desenvolver projetos para a conservação da biodiversidade e dos serviços ambientais do Tocantins. Participam do encontro o diretor executivo da CI, Fábio Scarano, o diretor do programa cerrado pantanal, Valmir Ortega e a gerente de política ambiental, Helena Pavese. Pela secretaria participa a diretora de captação de recursos e parcerias, Ândrea Bangoim.

Esta é a primeira vez que o Governo do Tocantins estabelece uma parceria com a CI-Brasil. Segundo Divaldo Rezende, o acordo tem um foco particular na transição para uma economia verde para o Estado. "A economia verde é um dos setores da economia que mais cresce no mundo e nós temos condições para desenvolver esse setor aqui no Tocantins", disse.

Entre os estudos que deverão ser elaborados pela CI-Brasil, está sobre a economia dos ecossistemas e da biodiversidade, a contribuição das unidades de conservação para a economia local e nacional, suporte para base legal relacionada à regularização ambiental rural e estudos sobre a viabilidade para a transição para uma economia verde no Estado do Tocantins. A previsão é que os estudos sejam concluídos em 4 anos.


CI-Brasil
A Conservation International é uma organização não governamental dedicada a conservação e utilização sustentada da biodiversidade. Foi fundada em 1987 e possui atuação em mais de 40 países para preservar ecossistemas ameaçados de extinção. Iniciou sua atuação no Brasil em Belo Horizonte, em 1988, e atualmente tem projetos nos quatro cantos do país. Em 2001 a CI apoiou a criação da Estação Ecológica do Jalapão, com 716 mil hectares, sendo uma das maiores reservas do cerrado.



http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=24962
Economia:Contabilidade Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.