Dia Nacional do Cerrado é marcado por incêndios em reservas do TO

G1 - http://g1.globo.com/ - 11/09/2013
Apesar do Dia Nacional do Cerrado ser celebrado nesta quarta-feira (11), só na capital foram registrados dois focos de incêndio em áreas de preservação ambiental. Um deles, aconteceu no Parque Estadual do Lajeado, na zona rural de Palmas. O fogo começou na segunda-feira (9) e só foi controlado no final da tarde desta quarta-feira.

Os bombeiros foram acionados duas vezes para combater outro incêndio no Parque Sussuapara, na região norte de Palmas. Um vídeo (ao lado) feito pelo internauta Samuel Lima mostra como o fogo se alastrou. De acordo com o Corpo de Bombeiros a vegetação de cerrado foi atingida. O fogo também atingiu lotes em Porto Nacional (TO), a 62 km de Palmas, e chegou a ficar próximo de casas.

A Defesa Civil Municipal combateu o fogo nos arredores de Palmas. De acordo com os brigadistas, uma área de aproximadamente 10 alqueires foi destruída, o que corresponde ao tamanho de 6 campos de futebol. Israel Cardoso, chefe da Brigada de Incêndio que combateu as chamas, disse que os danos causados foram grandes. "Como o fogo durou muito tempo, a vegetação ficou bem danificada. Por sorte não encontramos animais mortos", explica.

Chacareiros e funcionários do parque estadual ajudaram no combate e as chamas foram controladas. "Nós conseguimos apagar o fogo antes dele chegar na serra [de Lajeado]. Se ele subisse a serra ficaria incontrolável", conta Cardoso.

Cerrado em chamas

De acordo com o boletim da Defesa Civil, 105 focos de calor foram registrados em todo o estado na terça-feira (10). Um destes focos aconteceu dentro do Parque Estadual do Cantão, reserva de preservação ambiental localizada no oeste do estado. Em 2013 já foram registrados 5066 focos de calor. A maior parte deles aconteceu no mês de agosto, quando 1810 focos foram registrados. Este mês, já foram contabilizados 340 focos.

A maior parte do estado é coberta pelo bioma cerrado e diversos incêndios transformam esta paisagem. Nos últimos três dias o fogo consumiu uma grande área de cerrado próxima da capital e chegou a atingir áreas de proteção ambiental em outros pontos do estado. Segundo a organização não-governamental WWF/Brasil, o cerrado é um dos mais importantes biomas do país e cobre um quarto do seu território, além de ocupar a segunda maior área de vegetação da América do Sul.



http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2013/09/dia-nacional-do-cerrado-e-marcado-por-incendios-em-reservas-do.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Cantão
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.