Curso de fiscalização prepara 97 analistas na Acadebio

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 06/11/2009
Noventa e sete servidores, entre técnicos e analistas ambientais do Instituto Chico Mendes, veteranos ou concursados em 2002 e 2006 passam por treinamento, até o dia 21 de novembro, na Academia Nacional de Biodiversidade - Acadebio, na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó/SP. Eles estão sendo capacitados, ou requalificados, para as atividades de Proteção e Monitoramento, que incluem ações de fiscalização nas unidades de conservação federal e em suas zonas de amortecimento.

Até o dia 21 de novembro, com a jornada de segunda a sábado, os servidores participam de aulas teóricas e práticas de monitoramento de fauna, flora e degradação ambiental, orientação por GPS, legislação ambiental, abordagem de pessoas e ações de fiscalização, além de aulas de ética, gestão de conflitos e relacionamento com a mídia.

Todos poderão atuar em ações de fiscalização, conforme prevê a Lei 10.410, de 11 de janeiro de 2002, que cria e disciplina a carreira de Especialista em Meio Ambiente. Mas, para isso, devem passar por curso de capacitação específico e ser nomeado por portaria.

Desde a criação do ICMBio, em 2007, a Coordenação Geral de Proteção (CGPro/ICMBio) vem realizando, regularmente, cursos para que todos os servidores do Instituto estejam aptos a realizar essas atribuições da carreira. Já em sua oitava edição, o curso destina-se a 97 servidores públicos deles, entre técnicos e analistas ambientais que optaram por serem redistribuídos do Ibama para o ICMBio, após a criação deste.

Flona de Ipanema/SP
Tel.: (15) 3459-9220 / (15) 9706-9056
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.