Cepta realiza primeira oficina de avaliação de peixes de água doce

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/10/2011
A Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (Coabio) e pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação em Peixes Continentais (Cepta), centro especializado ICMBio, promovem, entre os dias 10 e 14 de outubro, na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó/SP, a I Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopteryigii Continentais (Peixes de Água Doce).

Nesta primeira oficina serão avaliadas cerca de 150 espécies que ocorrem na bacia do rio São Francisco, 140 pertencentes à família Rivulidae (peixes anuais) e 16 espécies de peixes troglóbios, que são aqueles exclusivos de cavernas. Foram convidados cerca de 30 ictiólogos, dos quais 20 já confirmaram presença, que desenvolvem estudos sobre taxonomia, biologia, população e ecologia de peixes continentais nas diferentes regiões do país. Muitos deles possuem experiência com a metodologia da IUCN, utilizada para a avaliação do risco de extinção das espécies.

Representantes dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), Biodiversidade Amazônica (Cepam) e Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) também farão parte da equipe de facilitadores e relatores da oficina, que contará ainda com a participação de dois especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Essa é a primeira de outras cinco oficinas programadas para acontecer até 2014, prazo final para avaliação de aproximadamente 1800 espécies de peixes de água doce distribuídos nos biomas brasileiros, com exceção da Amazônia, cujas avaliações serão coordenadas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam/ICMBio).




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1945-cepta-realiza-primeira-oficina-de-avaliacao-de-peixes-de-agua-doce
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.