ACADEBio inicia novo curso de Gestão da Biodiversidade

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 31/05/2010
Começa nesta segunda, 31, o segundo curso de formação em Gestão da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, dirigido aos novos 75 analistas ambientais recém ingressos no Instituto. A abertura do curso contará com a presença do Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Sr. José Machado, do Presidente e Diretores do ICMBio, além de autoridades locais.

No dia 1 de junho, as atividades se iniciarão com uma mesa redonda com a participação do presidente da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Paulo Nogueira Neto, do diretor de Estudos do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, José Celso Cardoso Júnior, da Secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, e da Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Brollo de Serpa Crespo, também do MMA A mesa que fará uma contextualização histórica do surgimento da Política Setorial Ambiental, analisando suas especificidades e fundamentos e avaliará a relevância do gestor ambiental como articulador de Polícias Públicas e que deve manter uma postura que impeça o isolamento da área ambiental.

A tônica da mesa de abertura permanecerá na continuidade da formação, que durará cinco semanas, encerrando-se em 2 de julho. O curso pretende contribuir para uma reflexão sobre a postura ética do analista ambiental como facilitador da troca de saberes e da construção coletiva de soluções. A interdisciplinaridade necessária na temática ambiental será apresentada como estratégica na busca de uma posição proativa para a promoção da Política Setorial articulada a outras Políticas Públicas, buscando-se incorporar um olhar de gestor público às práticas dos analistas ambientais.

Serão atividades vinculadas a dezesseis blocos temáticos: Criação, Planejamento e Avaliação de UC; Consolidação Territorial e Regularização Fundiária; Gestão Socioambiental; Populações Tradicionais; Pesquisa e Monitoramento; Uso público e Negócios; Manejo para a Conservação; Proteção Ambiental; Abordagem; Planejamento, Administração, TI e Logística; Gestão de Pessoas; Ética; Gestão de Conflitos; Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambiental; Armamento e Tiro e Primeiros Socorros, sendo estes dois últimos opcionais. O processo de formação incorporará teoria e prática, ação e reflexão.

Como complemento à formação, os analistas contarão ainda com aulas práticas de direção defensiva e participarão de um "Mercado de Idéias" com a participação de instituições parceiras, como a GTZ, WWF, ARPA e outras.

A ACADEBio - Inaugurada em setembro de 2009, é um espaço destinado à promoção da conservação da biodiversidade, por meio da construção do conhecimento pelo processo de ensino e aprendizagem, numa ação estratégica da Direção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que busca propiciar ao quadro de servidores formação e capacitação continuada. A academia conta com uma estrutura própria adequada à formação profissional necessárias ao cumprimento das metas e diretrizes institucionais do ICMBio, localizada na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó-SP.

http://www.icmbio.gov.br/
Biodiversidade:Tratados e Convenções

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.