Curso de Agentes Ambientais Voluntários foi realizado na proximidade da Estação Ecológica Juami-Japurá

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/09/2009
Quarenta e nove Agentes Ambientais Voluntários no Município de Japurá (AM), limite ocidental da Amazônia Brasileira na fronteira com a Colômbia foram formados no último fim de semana. A escolha do município foi baseada na proximidade da Estação Ecológica (Esec) Juami-Japurá e pelo local ainda se localizar em uma das áreas mais bem preservadas da Amazônia.

O curso é fruto de um planejamento de dois anos e investimento na ordem de R$33 mil, tendo sido organizado por servidores do ICMBio do Médio Solimões e executado pelo Ibama e ICMBio. Dentre os temas ministrados no curso foram abordados fauna, manejo florestal, pesca, educação ambiental, cidadania, Unidades de Conservação e legislação. Ao final do curso os alunos participaram da simulação de uma atividade de fiscalização fluvial monitorada pelos instrutores.

A cerimônia de encerramento contou com a participação do Prefeito de Japurá, do secretário municipal de Meio Ambiente que também fez o curso, da Secretária de Educação, do Chefe da Esec Juami-Japurá, do Chefe da Flona Tefé e da Chefe do Núcleo de Agentes Ambientais Voluntários do Ibama-AM.

Entre os alunos estavam presentes comunitários, moradores da cidade e membros do Conselho Consultivo da Esec Juami-Japurá. O curso foi executado por parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com o Ibama.

O foco do curso foi formar cidadãos ambientalmente responsáveis e pró-ativos na defesa do meio ambiente, valorizando a presença de uma Unidade de Conservação na região e tentando evitar que ocorra na região o mesmo que acontece no sul do estado.
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Juami-Japurá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.