27 cachoeiras no Brasil para você conhecer antes de morrer

Catraca Livre - https://catracalivre.com.br/ - 11/03/2015
Uma ótima pedida para quem gosta de aventura é aproveitar uma trilha, curtir a natureza e depois se esbaldar em um delicioso banho de água doce. Cachoeiras são lindas e extremamente relaxantes, aqui no Brasil possuímos diversas cascatas espalhados por todo país, umas gigantes, outras pequenas, outras com águas claras e outras mais escuras, cada uma com suas características especiais.

Conheça as belezas naturais do nosso país, nessa matéria separamos 27 cachoeiras, uma cachoeira por estado.

Cachoeira do Caracol (Canela - RS)
A cascata do Caracol fica entre os municípios de Gramado e Canela, no estado do Rio Grande do Sul. No meio da Serra Gaúcha surge uma cascata que chega a ter mais de 131 metros de queda livre. Além do mirante, também é possível observar a paisagem em cima de um elevador panorâmico situado dentro do Parque Estadual do Caracol. Parada obrigatória para os viajantes que querem conhecer mais sobre a Serra Gaúcha.

Cachoeira do Salto Grande (Corupa - SC)
A cachoeira do Salto Grande faz parte de um circuito chamado Rota das Cachoeiras. Localizado ao norte de Santa Catarina o parque é um verdadeiro abrigo ecológico e possui uma trilha com 14 quedas d'água em uma área de 100 hectares, a atração principal fica por conta da última cachoeira da rota, Salto Grande com 125 metros de altura.

Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu- PR)
A mais famosa das cascatas do Brasil está localizada na fronteira entre o estado do Paraná e a província argentina de Missiones, as Cataratas do Iguaçu são um conjunto com cerca de 275 metros quedas d'água no rio Iguaçu, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Cachoeira do Itambé (São Benedito das Areias - SP)
Um paredão de 84 metros de altura com uma queda d'água de alto volume. Uma das mais espetaculares cachoeiras em SP, localizada no município de Cássia dos Coqueiros. A entrada para a cachoeira fica no camping do Zé Manso, onde é cobrada uma taxa de visitação para acessar a trilha da cachoeira, que dura em média 30 minutos.

Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro - MG)
A Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, é uma das mais belas do Brasil. A água serpenteia por 273 metros até chegar a um poço como um spray. As trilhas que levam até ela são difíceis e é recomendável contratar um guia para fazer o passeio.

Cachoeira Conde D'eu (Sumidouro - RJ)
A Cachoeira Conde D'eu possui 127 metros de queda, O impacto das águas no poço forma uma nuvem de água que em dias de sol formam arco-íris, que embelezam ainda mais o local. A cachoeira Conde D'eu fica no município de Sumidouro, próximo ao distrito de Dona Maria.

Cachoeira da Fumaça (Alegre - ES)
O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no município de Alegre, Seu principal atrativo é a Cachoeira da Fumaça com 144 metros de altura.

Cachoeira Boca da Onça (Bodoquena - MS)
Com seus imponentes 156 metros de altura, a cachoeira Boca da Onça é a mais alta do estado.

Cachoeira Véu da Noiva (Chapada dos Guimarães - MT)
Cartão postal da Chapada de Guimarães, a cachoeira Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó, com 86m de queda livre, é o principal ponto de visitação do Parque Nacional.

Cachoeira Santa Bárbara (Cavalcante - GO)
A cachoeira da Santa Bárbara é uma das mais visitadas na Chapada dos Veadeiros. Para chegar até a cachoeira da Santa Bárbara percorrem-se 5 km de trilhas passando por uma região de subtipos de cerrado.

Cachoeira do Tororó (Santa Maria - DF)
Localizada na região administrativa de Santa maria, no Distrito Federal. A cachoeira do Tororó possui 18 metros e é um local bem popular para amantes de rapel, caminhadas e pessoas que gostam de estar em contato com a natureza.

Cachoeira Buracão (Ibicoara - BA)
A cachoeira do Buracão está localizada no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Para chegar a queda é preciso caminhar por passagens estreitas e nadar para chegar pertinho da cascata.

Cachoeira do Formiga (Mateiros - TO)
A cachoeira do Formiga é uma pequena queda d'água, cercada por uma vegetação exuberante, de árvores altas, samambaias e moitas de palmeiras nativas. Mas o espetáculo mesmo fica por conta da piscina formada ao pé da cachoeira, onde águas de um verde-esmeralda encantador convidam ao mergulho.

Cachoeira do Formiga (Mateiros - TO)
A cachoeira do Formiga é uma pequena queda d'água, cercada por uma vegetação exuberante, de árvores altas, samambaias e moitas de palmeiras nativas. Mas o espetáculo mesmo fica por conta da piscina formada ao pé da cachoeira, onde águas de um verde-esmeralda encantador convidam ao mergulho.

Cachoeira El Dourado (Serra do Aracá - AM)
Localizada na Serra do Aracá na cachoeira El Dorado, com a maior queda livre do Brasil. Isso significa uma queda d'água superior a 350 metros.

Cachoeira da Formosa (Serra do Divisor - AC)
São três quedas com cerca de 5 metros de altura cada. Entre o primeiro e segundo desnível, há um poço de 30 metros de largura.

Cachoeira do Urucá (Uiramutã - RR)
A cachoeira do Urucá possui 20 metros de altura, sua água cai em um poço com água transparente, de tonalidade levemente esverdeada. Alguns quilômetros abaixo, no mesmo igarapé, encontra-se a 'cachoeira das Sete Quedas', com uma sucessão de quedas d'água e piscinas naturais.

Cachoeira de Santo Antonio (Laranjal do Jari - AP)
Formada por processos vulcânicos ocorridos há milhões de anos atrás, com quedas d'água a despencar de uma altura de 30 metros, a cachoeira de Santo Antônio é uma das mais belas paisagens naturais do Amapá.

Poço Azul (Riachão - MA)
As águas cristalinas do poço azul, formado por uma queda d'água, proporcionam banhos espetaculares, um ótimo local para relaxar.

Cachoeira do Riachão (Piracuruca - PI)
A cachoeira do Riachão só funciona na estação das chuvas. No verão seca totalmente, percebendo-se apenas um imenso paredão de pedra. Fica no Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, Piauí, Brasil.

Cachoeira de Macambira (Macambira - SE)
A cachoeira do São Francisco, mais conhecida como cachoeira de Macambira, é conhecida como uma das principais cachoeiras do estado de Sergipe, e consequentemente, foi sendo intitulada de a mais bonita.

Cachoeira do Roncador (Pirpirituba - PB)
A cachoeira do Roncador é visitada pelos amantes da natureza de toda Paraíba e estados vizinhos. Encravada entre os municípios de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema, a cachoeira do Roncador é um lençol d'água que desaba de uma altura de 40 metros.

Cachoeira do Bulha (Tamandaré - PE)
A cachoeira do Bulha tem, aproximadamente, 7 metros de altura e é uma boa opção para um banho gelado de água doce, sua trilha é de difícil acesso por estar dentro de uma reserva, na estrada que conecta Tamandaré à estrada litorânea entre Recife e Alagoas.

Cachoeira do Anel (Viçosa - AL)
A cachoeira do Anel é formada pelo rio Caçamba, uma das bacias do rio Paraíba, a cachoeira faz parte da Fazenda Cachoeira Grande a 14 km de Viçosa.

Cachoeira Planaltina (Brasil Novo - PA)
O município de Brasil Novo, no sudeste do Pará, é conhecido pelas cachoeiras, corredeiras, cavernas e grutas que atraem turistas em busca de aventura em novos destinos. A cachoeira Planaltina é uma das que mais se destacam graças ao tom de suas águas esverdeado.

Cachoeira do Frade (Ubajara - CE)
Localizada no interior do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara vem chamando a atenção de novos turistas por estar repleto de atividades de ecoturismo, uma das quedas d'água mais visitadas da região é a cachoeira do Frade.

Cachoeira da Pinga (Portalegre - RN)
No interior do Rio Grande do Norte, a pequena cidade e Portalegre é famosa por possui diversas cachoeiras, uma das mais famosas é a do Pinga, dua queda d'água tem 36 metros de altura.

Confira fotos no link original da notícia.



https://catracalivre.com.br/geral/viagem-acessivel/indicacao/uma-por-estado-27-cachoeiras-para-conhecer-no-brasil/
Turismo Ambiental

Related Protected Areas: