Multado por desmatamento na Amazônia está entre presos por atentados terroristas em Brasília

InfoAmazonia - https://infoamazonia.org/2023/01/18/ - 18/01/2023
Multado por desmatamento na Amazônia está entre presos por atentados terroristas em Brasília
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Por Fábio Bispo and Marcelo Soares
18 janeiro 2023 at 8:58 (Atualizado em 18 janeiro 2023 at 9:37)

Altamirando Pinto de Oliveira foi autuado em mais de R$ 1 milhão por desmatamento em Área de Proteção Ambiental no Pará e não foi encontrado pelo Ibama para notificação; local desmatado virou pasto para criação de gado

Procurado diversas vezes pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como responsável por desmatamento ilegal na Amazônia, Altamirando Pinto de Oliveira está entre os cerca de 1.400 presos pelos atentados contra as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

Altamirando foi autuado por desmatamento ilegal em mais de 100 hectares no município de São Félix do Xingu, no Pará, por duas vezes, em 2012 e 2019. E, mesmo com as áreas embargadas, as ilegalidades persistiram. Os crimes ocorreram na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, onde o desmatamento abriu novas áreas de pastagem para criação de gado.

Somadas, as multas pelos crimes ambientais passam de R$ 1 milhão. Em 2014 e 2020, o Ibama notificou Altamirando por edital, publicado no Diário Oficial da União, depois de não conseguir encontrar o infrator para comunicar a multa pessoalmente.

O desmatamento ocorreu na área da Fazenda 6 Irmãos, onde também há indícios de grilagem, dentro da unidade de conservação mais desmatada da Amazônia.

Altamirando é servidor municipal aposentado do município de Nova Xavantina, no Mato Grosso. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do aposentado.

Altamirando passou por audiência de custódia e segue preso no Complexo Penitenciário da Papuda, para onde foram levados os presos pelos atos terroristas ocorridos em Brasília. Os detidos, segundo a Polícia Federal, poderão responder por terrorismo, associação criminosa, atentado contra o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, perseguição, incitação ao crime, além dos danos ao patrimônio público. Pelo menos 39 pessoas já foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República. 

Os processos correm em sigilo e não foi possível identificar por quais desses crimes Altamirando responderá.

Agronegócio envolvido nos atentados

Logo após os primeiros depoimentos dos presos envolvidos nos ataques do dia 8, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que há empresários do agronegócio, comerciantes e membros do grupo conhecido como colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) envolvidos nos atos golpistas realizados em Brasília.

Nós temos desde comerciantes locais, há pessoas vinculadas ao segmento do agronegócio, há vinculados ao segmento dos CACs
Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública

"Nós temos desde comerciantes locais, há pessoas vinculadas ao segmento do agronegócio, há vinculados ao segmento dos CACs. São pessoas de vários perfis", disse Dino, na semana passada.

Sobre o autor
Avatar photo
Fábio Bispo
Repórter investigativo do InfoAmazonia em parceria com o Report for the World, que aproxima redações locais com jornalistas para reportar assuntos pouco cobertos em todo o mundo. Tem foco na cobertura... Mais por Fábio Bispo

Marcelo Soares
https://lagomdata.com.br/

Jornalista formado pela UFRGS, especializado em jornalismo de dados. Trabalhou para jornais como Folha de S.Paulo e Los Angeles Times e é membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos... Mais por Marcelo Soares

https://infoamazonia.org/2023/01/18/stronginvestigado-por-desmatamento-na-amazonia-esta-entre-presos-por-atentados-terroristas-em-brasilia-strong/
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Triunfo do Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.