Carrossel é mais um atrativo de turismo na Chapada

http://www.icmbio.gov.br - 18/09/2018
Carrossel é mais um atrativo de turismo na Chapada
18 de Setembro de 2018, 18h03

Ramilla Rodrigues
Ramilla.rodrigues@icmbio.gov.br

Inauguração de nova atração no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros traz oportunidades para turismo na região.

No último domingo (16), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriu para o público mais um atrativo, o Carrossel. A nova trilha encantou cerca de 200 visitantes que estiveram no Parque para conferir de perto esta nova área para turismo com mirantes, vias de escalada, cânions e cachoeiras para banho, tudo isso pertinho de uma das áreas mais belas do Cerrado brasileiro.

No sábado (15), a inauguração contou com a presença do presidente do ICMBio, Paulo Carneiro e de diversas autoridades locais. No evento, foi enfatizada mais uma vez a beleza da trilha do Carrossel e como ele pode incrementar ainda mais a visitação no Parque. "O Carrossel significa mais visitantes, alivia os outros atrativos e é uma boa oportunidade de conhecer o Cerrado. A abertura da trilha também significa mais geração de renda para os guias e condutores locais, pois uma novidade sempre atrai mais turistas", observa a presidente da Associação Kalunga de Guias de Ecoturismo, Isabel Maia. "É um atrativo fantástico e que possibilita mesmo quem já conhece a Chapada dos Veadeiros a voltar", diz o empresário de ecoturismo, Ion David.

Já para o secretário de Turismo de Alto Paraíso (um dos municípios dentro da área de abrangência do Parque), Moisés Neto, o Carrosel significa uma nova prospecção para a área turística. "Os mirantes do Carrossel possibilitam a exploração de um outro tipo de turismo, que é o de fotografia de cachoeiras."

A inauguração foi bem recebida pela gestão do parque. "A inauguração deste atrativo é o coroamento de um processo coletivo e participativo de aprimoramento do uso público do Parque Nacional. O Carrossel amplia as possibilidades de recreação dos visitantes da unidade, como a prática da escalada, canionismo, além das atividades mais tradicionais, como contemplação da natureza, trilhas em ambientes naturais e banho de cachoeira. A ideia é termos estruturas adequadas aos mais variados perfis de público", diz o chefe da unidade, Fernando Tatagiba.

Segundo a publicação "Contribuições do Turismo em Unidades de Conservação", o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros recebe cerca de 50 mil visitas não locais por ano, que gastam mais de R$ 4 milhões por ano e geram cerca de 180 empregos diretos. Com o Carrossel, a expectativa é de aumentar ainda mais. "O número de visitantes do PNCV tem crescido a cada ano. A abertura de novos atrativos, como o Carrossel, a estruturação e permissão para o desenvolvimento de novas atividades, como escalada, são formas de atrair mais visitantes e de diversificar o perfil do público da unidade. A concessão de serviços de apoio à visitação é outra estratégia pensada pelo Instituto, que deve levar ao aumento da visitação", resume Tatagiba.

Canionismo
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a primeira unidade de conservação a permitir a prática de canionismo. O esporte consiste em exploração dos cânions no sentido da correnteza do rio utilizando técnicas de escalada, salto, rapel, natação, caminhada aquática dentre outras. O serviço é responsabilidade de uma empresa de ecoturismo. "É uma atividade relativamente nova e que permite uma conexão com a natureza. Mesmo os iniciantes podem experimentar, já que oferecemos uma oficina básica", diz o empresário Ion David.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9974-carrossel-e-mais-um-atrativo-de-turismo-na-chapada

Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.