Incêndio consome 332 mil hectares no Parque Nacional do Araguaia

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 19/09/2017
Há quase um mês, o Parque Nacional do Araguaia (TO) vem sofrendo com queimadas que já destruíram 332.412 hectares. Os incêndios se concentram na região da Mata do Mamão, mas há outros focos em alguns pontos da unidade.

O saldo dessa destruição até agora é o equivalente a duas cidades de São Paulo. No local, há presença de brigadistas da própria unidade, do IBAMA Prevfogo e da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins.

O clima seco não ajuda. As temperaturas estão acima dos 40 graus celsius, com sensação térmica por volta de 53 oC, umidade abaixo de 25% e ventos acima de 40 km/h. Situação favorável para o aparecimento de grandes incêndios florestais.

O Parque Nacional do Araguaia está localizado no norte da Ilha do Bananal, no sudoeste de Tocantins, em pleno cerrado, e abrange os municípios de Pium e Lagoa da Confusão. Com área total de 557.714 hectares, a unidade de conservação abriga espécies da fauna como a ariranha, ameaçada de extinção em algumas regiões, onça-pintada, e tamanduá-bandeira.

Os incêndios constituem uma das principais ameaças ao parque que em 99% dos casos são provocados pela ação humana. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o município de Lagoa da Confusão está entre 10 municípios brasileiros com mais focos de incêndios acumulados neste mês e nos últimos cinco meses. Entre ontem (18) e nesta terça-feira, havia 1234 focos de incêndio no Parque Nacional.

A previsão do INPE é que o período seco se estenda até o mês de outubro.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICMBio.



http://www.oeco.org.br/noticias/incendio-consome-332-mil-hectares-no-parque-nacional-do-araguaia/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.